sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MABOR - O PRIMEIRO PNEU

MABOR - O PRIMEIRO PNEU - 1946


O QUE AQUI VOU DEIXAR ESCRITO SÃO FACTOS QUE TESTEMUNHEI E COISAS QUE OUVI CONTAR PELA BOCA DOS PRÓPRIOS INTERVENIENTES .
PERTENCEM AO PASSADO DUMA EMPRESA HISTÓRICA PARA A REGIÃO DE ENTRE DOURO E MINHO , QUE SE INSTALOU EM LOUSADO , UMA FREGUESIA DO CONCELHO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ( NORTE DE PORTUGAL ) .
TRATA-SE DA EMPRESA DE PNEUS MABOR - MANUFACTURA NACIONAL DA BORRACHA , HOJE CONHECIDA PELA 
" CONTINENTAL - MABOR " .

TRABALHEI NESSA EMPRESA CERCA DE 12 ANOS E SOU FILHO DUM EX-FUNCIONÁRIO QUE TRABALHOU NA MESMA MAIS DE 40 ANOS . É A ELE , AO MEU PAI , QUE DEVO GRANDE PARTE DA HISTÓRIA QUE AGORA AQUI RELATO .
O MEU PAI FEZ PARTE DUM GRUPO DE PESSOAS QUE CONCRETIZOU A MONTAGEM E ARRANQUE DA PRIMEIRA E SEGUNDA FÁBRICAS DE PNEUS MABOR , RESPECTIVAMENTE EM 1946 E 1966 .

                                    PRIMEIRA FÁBRICA DE PNEUS MABOR , EM 1946

          SEGUNDA FÁBRICA DE PNEUS MABOR , AINDA EM CONSTRUÇÃO , EM 1966

O PRIMEIRO PNEU FABRICADO TALVEZ EM PORTUGAL COM DESTINO A VEÍCULOS DE QUATRO RODAS NASCE AQUI , NA MABOR , A 8 DE MARÇO DE 1946 , CONCEBIDO E MONTADO PELA PRIMEIRA VEZ NESTA FIRMA , EM TODA A HISTÓRIA DE PORTUGAL . TINHA COMO DESTINO OS VEÍCULOS AUTOMÓVEIS DA ÉPOCA . FOI CONCEBIDO , SEGUNDO TECNOLOGIA DA GENERAL TIRE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA .




ASSIM FOI CRIADO O PRIMEIRO PNEU MABOR E TALVEZ O PRIMEIRO PNEU NACIONAL . NELE FICARAM GRAVADAS VÁRIAS INFORMAÇÕES , NOMEADAMENTE A DATA DO SEU FABRICO JUNTAMENTE COM OS NOMES DAS DELEGAÇÕES PORTUGUESA E AMERICANA , NA ALTURA PESSOAS QUE LABORAVAM NESTA FÁBRICA .
ASSIM , A SABER , OS NOMES QUE CONSTITUÍAM A DELEGAÇÃO PORTUGUESA ERAM :

ADELINO DA SILVA LEITÃO ( ADELINO LEITÃO DA SILVA )
JOSÉ DA SILVA LEITÃO 
JOAQUIM GRANJA  ( GRANJA )
EDUARDO DA SILVA MONTEIRO ( MONTEIRO )



A DELEGAÇÃO NORTE-AMERICANA PRESENTE EM PORTUGAL NA ÉPOCA EM REPRESENTAÇÃO DA GENERAL TIRE FOI CONSTITUÍDA POR :

RUDOLF H. ULRICH  ( DIRECTOR DA FÁBRICA )
H. F. ROBISON
J. K. EKISS
M. J. BROWN
W. H. WRIGHT
FRANK SCHAILE
W. B. GRABLE 

O MEU PAI E OUTROS CONTARAM-ME VÁRIAS VEZES QUE " OS AMERICANOS " QUE NA ÉPOCA ESTAVAM NA MONTAGEM DA MABOR RESOLVERAM FABRICAR O PRIMEIRO PNEU SEM CONSULTAREM AS ENTIDADES PORTUGUESAS PROPRIETÁRIAS DA MABOR E OFICIAIS . E , NÃO SÓ O PNEU FOI FABRICADO COMO ACABOU SER FESTEJADO PELAS DELEGAÇÕES AMERICANA E PORTUGUESA QUE ESTAVAM A TRABALHAR JUNTAS NA MONTAGEM DA PRIMEIRA FÁBRICA DA MABOR , EM LOUSADO . SÓ DEPOIS DISSO FOI COMUNICADO ÀS ENTIDADES NACIONAIS DA ÉPOCA QUE DETINHAM A EMPRESA . A SITUAÇÃO DESPOLETOU UM CENÁRIO DE CONFLITOS AO PONTO DE QUEREREM ENCERRAR A FÁBRICA . FELIZMENTE ISSO NÃO VEIO A ACONTECER . NO ENTANTO , REZA A HISTÓRIA RELATADA PELAS TESTEMUNHAS DELA MESMA E O MEU PAI QUE A CONTOU VEZES SEM FIM ENQUANTO ERA VIVO , OS CONFLITOS FORAM ORIGINADOS POR INTERESSES DE ALGUÉM QUE PRETENDIA ASSISTIR POMPOSAMENTE AO ACONTECIMENTO , OU SEJA , AO FABRICO DO PRIMEIRO PNEU PORTUGUÊS MABOR . OS TÉCNICOS AMERICANOS NÃO DERAM RELEVO A ISSO NA ALTURA E ASSIM , JUNTAMENTE COM A DELEGAÇÃO PORTUGUESA , NASCEU O PRIMEIRO PNEU MABOR .

A MABOR - MANUFACTURA NACIONAL DA BORRACHA FOI UMA EMPRESA MUITO IMPORTANTE SOBRETUDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÓMICO DE LOUSADO E NÃO SÓ . CONTUDO A SUA PRESENÇA REVELOU-SE A TAL PONTO SIGNIFICATIVO QUE ACTUALMENTE É UM MARCO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO DE TODA A BACIA GEOGRÁFICA DO AVE . ALÉM DE CRIAR EMPREGO DIRECTO E INDIRECTO , A MABOR PERMITIU A CRIAÇÃO DE APOIO MÉDICO E FARMACÊUTICO PARA OS SEUS FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES , A MAIORIA RESIDENTES EM LOUSADO E LOCALIDADES PERIFÉRICAS . FOI CRIADO O POSTO MÉDICO COM PERMANÊNCIA DIÁRIA DE UM PROFISSIONAL ( CONSULTAS DIÁRIAS ) E UM POSTO DE ENFERMAGEM ONDE HAVIA UM ENFERMEIRO PRESENTE 24 HORAS POR DIA , DURANTE OS DIAS DE LABORAÇÃO DA FÁBRICA . HAVIA FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS SEM QUALQUER CUSTO PARA FUNCIONÁRIOS E SEUS FAMILIARES E AO MESMO TEMPO ERAM DISPONIBILIZADAS CONSULTAS E TRATAMENTOS DE ENFERMAGEM ABERTAS À POPULAÇÃO LOCAL SEMPRE QUE NECESSÁRIO E URGENTE DE FORMA GRATUITA . 
POR OUTRO LADO , A INSTALAÇÃO DA MABOR PERMITIU UMA MAIOR CONVIVÊNCIA SOCIAL AO REALIZAR DIVERSOS EVENTOS CULTURAIS ABERTOS À COMUNIDADE EM GERAL QUE AJUDARAM A DESTACAR A REGIÃO EM TODO O PAÍS .
DENTRO DE PORTAS , A EMPRESA CRIOU UMA CANTINA PARA AS REFEIÇÕES DIÁRIAS DOS SEUS FUNCIONÁRIOS , CRIOU SERVIÇOS DE TRANSPORTES ENTRE  LOUSADO - PORTO  E  LOUSADO - V. N. FAMALICÃO , PERMITINDO AO MESMO TEMPO UMA MOBILIDADE DIFERENTE E MAIS COMODA PARA OS TRABALHADORES QUE RESIDIAM LONGE DE LOUSADO , FORNECENDO-LHES BICICLETAS PARA AS DESLOCAÇÕES DE CASA  - FÁBRICA , ESTAS FORNECIDAS A BOM PREÇO E COM FACILIDADES DE PAGAMENTO , MÉTODO DE TRANSPORTE BASTANTE USADO NA ÉPOCA . 
A MABOR DESTACOU-SE AINDA PELA PROMOÇÃO DO DESPORTO AO CRIAR EQUIPAS NAS MODALIDADES DE FUTEBOL , CICLISMO , TÉNIS DE MESA , ATLETISMO , PESCA DESPORTIVA , HOQUEI EM PATINS , FUTEBOL DE SALÃO , ENTRE OUTRAS . NO ENTANTO , FOI NO CICLISMO , TÉNIS DE MESA E PESCA DESPORTIVA QUE A EMPRESA MAIS SUCESSO OBTEVE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DAS SUAS EQUIPAS EM EVENTOS ORGANIZADOS PELA ENTÃO F.N.A.T. . NO CICLISMO , MARCELINO GUEDES , LEAL PINTO E ERNESTO PEREIRA OS COM MAIS DESTAQUE NA ALTURA , PELAS PROVAS QUE VENCIAM NAS COMPETIÇÕES AMADORAS E DA F.N.A.T. . DURANTE ALGUNS ANOS 
( ANOS 50 ) , A MABOR REALIZOU VÁRIAS CORRIDAS DE CICLISMO DE CARIZ AMADOR , SENDO UMA DAS MAIS CONHECIDAS A CORRIDA DE CICLISMO  LOUSADO (MABOR) - VIANA DO CASTELO  E REGRESSO . MAIS TARDE COM FERNANDO MOREIRA E OUTROS , A EQUIPA DE CICLISMO DA MABOR ENTROU NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA . A EQUIPA TINHA COMO CARRO DE APOIO UM " DELAGE " ( DONA ELVIRA ) , O CARRO MAIS ANTIGO DA PROVA E O ÚNICO QUE NUNCA AVARIOU NESSA VOLTA .

             FOTO DO CÉLEBRE " DELAGE " CARRO DE APOIO DO CICLISMO E NÃO SÓ


AINDA NO DESPORTO , NO TÉNIS DE MESA , ANTÓNIO FONTES , JOSÉ CEREJEIRA E GUEDES , ERAM UM TRIO PRATICAMENTE IMBATÍVEIS E MUITOS TÍTULOS GANHARAM PARA A MABOR .  EM RECONHECIMENTO DESTA MODALIDADE , A EMPRESA TAMBÉM REALIZOU VÁRIOS TORNEIOS DE TÉNIS DE MESA COM A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS EQUIPAS QUE EXISTIAM NA REGIÃO , TAIS COMO A " FAC " DE V. N. FAMALICÃO .
NA PESCA DESPORTIVA , PRATICAMENTE TODOS OS ANOS ERA APURADA UMA EQUIPA DA MABOR PARA PARTICIPAR NO CAMPEONATO NACIONAL DE PESCA DA F.N.A.T. , NO  MAR OU NO RIO .




DURANTE VÁRIAS DÉCADAS , A MABOR DEU CONSOADA AOS SEUS FUNCIONÁRIOS 
( CONSOADA MONETÁRIA E EM ALIMENTOS ) . ALIÁS , FOI UMA DAS PRIMEIRAS EMPRESAS DA REGIÃO A FAZÊ-LO ( OU MESMO A PRIMEIRA ) , ASSIM COMO A FAZER UMA FESTA DE NATAL PARA OS SEUS TRABALHADORES E FAMILIARES , COM ESPECTÁCULO DE VARIEDADES E ENTREGA DE BRINQUEDOS AOS FILHOS DOS MESMOS .  NA MANHÃ DO DIA DE CONSOADA ( 24 DEZEMBRO ) , REALIZAVAM-SE VÁRIAS COMPETIÇÕES . HAVIA CORRIDAS PARA TODOS OS TIPOS E GOSTOS : COM PNEUS , DE ATLETISMO , DE SACOS , DE GALOS , DE GALO QUE  COMESSE O MILHO MAIS RAPIDAMENTE , GINCANA DE BICICLETAS COM DIVERSOS TIPOS DE OBSTÁCULOS , SUBIDA AO MASTRO QUE ERA ENSEBADO E NO CIMO DO QUAL SE COLOCAVA UM BOM BACALHAU . NO FINAL HAVIA UM PEQUENO ESPECTÁCULO DE MÚSICA E TEATRO . 
A MABOR CHEGOU A REALIZAR ALMOÇOS-CONVÍVIO -CONFRATERNIZAÇÃO PARA OS SEUS FUNCIONÁRIOS E FAMÍLIAS . 

NÃO NOS PODEMOS ESQUECER QUE A MABOR , NO SEU PASSADO , NÃO FOI SÓ UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE PNEUS E CÂMARAS-DE-AR , FOI TAMBÉM UMA EMPRESA DE PRESTÍGIO E DE GRANDE QUALIDADE LABORAL . ALÉM DE CRIAR O APOIO MÉDICO E FARMACÊUTICO , TAMBÉM AUXILIOU NOS TRANSPORTES , ALIMENTAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS E SOCIAIS .
ESTA EMPRESA , APARECE NA DÉCADA DE 40 DO SÉCULO XX FORNECENDO O EQUIPAMENTO DE TRABALHO AOS SEUS FUNCIONÁRIOS BEM COMO A POSSIBILIDADE DE DURANTE O ANO CADA UM DELES PODER CUIDAR DA SUA HIGIENE PESSOAL ANTES DE SE AUSENTAREM DAS INSTALAÇÕES DA FÁBRICA . CONVÉM LEMBRAR QUE NESTA ÉPOCA UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO DA REGIÃO NÃO TINHA SEQUER A POSSIBILIDADE DE TOMAR UM BANHO DE ÁGUA QUENTE EM CASA E BANHO SÓ SERIA POSSÍVEL DURANTE O VERÃO , NA MAIORIA DAS VEZES NO RIO AVE QUE NA ALTURA AINDA NÃO ESTAVA POLUÍDO .

MUITAS MAIS COISAS PODERIAM SER AQUI ESCRITAS PARA DIGNIFICAR O QUE FOI E AQUILO QUE REPRESENTOU NO PASSADO A MABOR - MANUFACTURA NACIONAL DA BORRACHA , PRINCIPALMENTE NOS ANOS 40 , 50 E 60 DO SÉCULO XX .

AS FOTOS QUE SE SEGUEM SÃO DE SEUS ANTIGOS FUNCIONÁRIOS .

                                                          COM O PNEU UM MILHÃO
              JOAQUIM GRANJA - ADELINO LEITÃO - JOSÉ LEITÃO - EDUARDO MONTEIRO
                                                      COM O PNEU UM MILHÃO
         SAMUEL - J. GRANJA - A. LEITÃO - ODIS O. MOSELEY - J. LEITÃO - E. MONTEIRO





                                          E. MONTEIRO - J. GRANJA - A. LEITÃO - ABREU



         MONTEIRO - CORREIA - GRANJA - VON HAFE -MELO E SILVA - ANTÓNIO LEITÃO





CISENANDO - FONTÃO - REIS - SANTOS - SANTOS - MONTEIRO

                 EM 1966 - PESSOAL DA EFACEC NA MONTAGEM DA SEGUNDA FÁBRICA

                                                NA PENEDA-GERÊS
                                                NA PENEDA-GERÊS



                                        ESTÁTUA DO CONDE DA COVILHÃ NA MABOR

17 comentários:

  1. Artigo muito interessante. Um pedaço de história da nossa indústria portuguesa.
    Só gostava de fazer um pequeno reparo: se as letras do texto fossem em minúsculas a leitura tornava-se mais fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MUITO AGRADEÇO A SUA OPINIÃO , QUE POR SINAL NÃO É A PRIMEIRA .
      TEM TODA A RAZÃO , AS LETRAS MAIÚSCULAS SÃO SEMPRE MAIS DIFÍCEIS DE LER .
      INFELIZMENTE , É UM HÁBITO MUITO ANTIGO QUE EU TENHO DE ESCREVER COM LETRAS MAIÚSCULAS .
      LOGO QUE ME SEJA POSSÍVEL , IREI ALTERAR O TIPO DE LETRA , NÃO SÓ DESTE BLOG , COMO DE OUTROS .

      Eliminar
  2. Excelente trabalho, de grande valor histórico e excelente contributo para a História da Indústria da Borracha em Portugal. Os meus parabéns!
    Mário J. L. Caetano
    Um técnico já reformado desta interessante Indústria.

    ResponderEliminar
  3. A fotografia de 1966, onde mostra a 2ª fábrica a ser construída, é particular? Por acaso não há nenhuma do terreno antes da construção?
    Como lousadense e com gosto pela história local apreciei muito as fotografias e a história. O meu avô também foi funcionário da Mabor.

    Teresa Silva

    ResponderEliminar
  4. TERESA SILVA ( PERMITA-ME TRATA-LA ASSIM ) :
    AS FOTOS DOS MEUS BLOGUES SÃO LIVRES E À DISPOSIÇÃO DE QUEM AS PRETENDER UTILIZAR ( CLARO SEM FINS COMERCIAIS OU ESPECULATIVOS ) .
    FAÇO ISTO POR PRAZER ,PELO RESPEITO E MEMÓRIA DO MEU PAI E DE MUITOS TRABALHADORES ANTIGOS DESTA FÁBRICA .
    CONHECI MUITO BEM COMO FOI A VERDADEIRA MABOR E NÃO SÓ , FACTO PELO QUE ESTOU PLENAMENTE À VONTADE PARA PARA FALAR DELA .
    AS FOTOS QUE TENHO , SÃO SÓ ESTAS . FOI UMA DAS HERANÇAS QUE O MEU PAI ME DEIXOU E QUE A MINHA MÃE AS GUARDOU SEMPRE COM MUITO CUIDADO E ESTIMAÇÃO .
    NÃO SEI SE SABE , MAS EU VIVI PARTE DA MINHA INFÂNCIA EM LOUSADO , NO SOUTO . FIZ EM LOUSADO A MINHA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA .
    LEMBRO-ME , QUE NA ÁREA ONDE FOI CONSTRUÍDA A SEGUNDA FÁBRICA ,EXISTIAM ALI UNS CAMPOS E BOUÇAS , QUE UM DESSES CAMPOS PERTENCIA AO SR. SERAFIM REIS , PARA ONDE EU ÀS VEZES OS ACOMPANHAVA . TAMBÉM , ALGUMAS VEZES ANDEI A CAÇAR COM O MEU PAI POR ALI . MAS , A QUEM PERTENCIAM OS TERRENOS , ISSO É QUE NÃO SEI , NEM TENHO FOTOS.
    SE PRETENDER COLOCAR NESTE BLOGUE ALGUMA FOTO QUE SEJA SUA PROPRIEDADE E PARA ISSO CONTRIBUIR PARA A SUA VALORIZAÇÃO , EU AGRADEÇO E ESTOU AO DISPOR PARA O FAZER .
    COM UM ABRAÇO E MUITO OBRIGADO PELA VISITA AO MEU BLOGUE .
    SILVANO MONTEIRO

    ResponderEliminar
  5. a mabor tambem tinha uma rede de postos de assistencia se nao tou em erro era a sdan sociedade distribuidora de artigos nacionais, sa podem confirmar isso??
    diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A MABOR TINHA DE FACTO AS DITAS "SDANs" , ALÉM DE OUTROS DISTRIBUIDORES PELO PAÍS .
      EU SÓ CONHECI A DO PORTO , QUE FICAVA PERTO DA PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL , SALVO ERRO , NA RUA VISCONDE VALBOM .
      DO MEU CONHECIMENTO , HAVIA EM LISBOA E EM COIMBRA , MAS NÃO SEI QUAL A MORADA .
      JULGO SATISFAZER O SEU PEDIDO .
      COM UM ABRAÇO SILVANO MONTEIRO

      Eliminar
    2. Também houve uma SDAN em Aveiro , na Av. Dr. Lourenço Peixinho. O meu pai era cliente.

      Eliminar
  6. Boas. É uma pena não ter mais fotos, creio que o ciclista Ernesto Pereira é o meu avô. Mas sem fotos... Mas mesmo assim estas recordações são mto bonitas. André Pereira.

    ResponderEliminar
  7. SR. ANDRÉ PEREIRA :
    SE É NETO DO GLORIOSO ERNESTO PEREIRA ESTÁ DE PARABÉNS .
    EU CONHECI PESSOALMENTE MUITO BEM O SEU AVÔ .
    NÃO SEI SE SABE , MAS O MEU PAI FOI UM DOS QUE INICIALMENTE ANDOU COM O CICLISMO DA MABOR , AINDA AMADOR . EU ACOMPANHAVA-O MUITAS VEZES NAS CORRIDAS E NOS TREINOS , ENTÃO AMADORAS .
    QUE EU ME LEMBRE , SEMPRE VI O SEU AVÔ COM UMA BICICLETA DE CORRIDA , MESMO DEPOIS DE JÁ TER UMA CERTA IDADE .
    ERA UM HOMEM E ATLETA DE ANTES QUEBRAR DO QUE DESISTIR .
    LEMBRO-ME TAMBÉM MUITO BEM E SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA , QUE NAS VOLTA A PORTUGAL EM QUE FEZ PARTE , NUNCA DESISTIU E CHEGOU MESMO EM ALGUNS ANOS , A SER O ÚNICO DA SUA EQUIPA A CONCLUIR A VOLTA A PORTUGAL .
    O SAUDOSO E SEU AVÔ ERNESTO PEREIRA , BEM MERECIA UMA ESTÁTUA OU NOME DE RUA NA FREGUESIA DE RIBEIRÃO .
    TENHO MUITA PENA , MAS NÃO TENHO NENHUMA FOTO DELE .
    SE TIVER ALGUMA E ESTEJA DISPOSTO A COLOCÁ-LA NESTE BLOG , PODE ENVIÁ-LA POR MAIL E A COLOCAREI NO MESMO.
    UM ABRAÇO SILVANO MONTEIRO

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Tenho algumas fotos do meu avô, não tenho é nenhuma dele em prova pela mabor que dê para digitalizar tenho só uma e é grande e está um bocado estragada. Mas deixe o seu mail eu envio o que tenho e se entender publicar publica. Onde acho que tem fotos dessas é na casa do povo de Lousado. As bicicletas de corrida do meu avô ainda existem estou neste momento a restaura-las. Um abraço. André Pereira.

    ResponderEliminar
  9. SR. ANDRÉ PEREIRA :
    AGRADEÇO TODAS AS FOTOS QUE POSSA E QUISER ENVIAR .
    AS EM MAU ESTADO , EU TENTO MELHORÁ-LAS .
    O MEU MAIL - josesilvanomonteiro@gmail.com
    AGRADECIA INFORMAR-ME O NOME COMPLETO DO SEU AVÔ , POIS EU SÓ O CONHECIA POR ERNESTO PEREIRA .
    UM ABRAÇO SILVANO MONTEIRO

    ResponderEliminar
  10. O meu avô é o sr Alberto Fontão se tiverem fotos dele agradecia que me enviassem para m.f.d.vieira@gmail.com. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONHECI MUITO BEM O SEU AVÔ SR. FONTÃO .
      A ÚNICA FOTO QUE TENHO , É A QUE ESTÁ NESTE BLOG E CUJO NOME ESTÁ MENCIONADO .
      HÁ OUTRAS , DA PESCA , QUE EU NÃO POSSO AFIRMAR QUE ELE ESTÁ PRESENTE . É POSSÍVEL QUE SEJA ELE ?...
      AS FOTOS SÃO LIVRES E ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CÓPIA VIA NET . PARA ISSO , É SÓ CLICAR EM CIMA E FAZER CÓPIA .
      UM ABRAÇO E O MEU OBRIGADO PELA SUA VISITA A ESTE BLOG .
      SILVANO MONTEIRO

      Eliminar
    2. CONHECI MUITO BEM O SEU AVÔ SR. FONTÃO .
      A ÚNICA FOTO QUE TENHO , É A QUE ESTÁ NESTE BLOG E CUJO NOME ESTÁ MENCIONADO .
      HÁ OUTRAS , DA PESCA , QUE EU NÃO POSSO AFIRMAR QUE ELE ESTÁ PRESENTE . É POSSÍVEL QUE SEJA ELE ?...
      AS FOTOS SÃO LIVRES E ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CÓPIA VIA NET . PARA ISSO , É SÓ CLICAR EM CIMA E FAZER CÓPIA .
      UM ABRAÇO E O MEU OBRIGADO PELA SUA VISITA A ESTE BLOG .
      SILVANO MONTEIRO

      Eliminar
  11. Merkur - Ferrari & Merkur - Ferrari & Merkur
    Results 1 choegocasino - 24 of 732 바카라 — Merkur. Merkur. Merkur. 1.5 / 1.5. Merkur. Merkur. The Merkur. 1.5 / 1.5. Merkur. The 메리트 카지노 Merkur.

    ResponderEliminar
  12. Marcasino - Official Website of the New - AprCasino
    Our new apr카지노 website was created in 2013, and it is a true 메리트 카지노 주소 reflection of the success of our new online casino. You 더킹카지노 도메인 can titanium ring enjoy the 우리 카지노 계열사 latest bonuses and promotions.

    ResponderEliminar